Projeto VLT é apresentado para o Comércio Varejista

Foto: Divulgação EMTU
Texto: Da Redação SCVBS



Encontro ocorreu na sexta (07/06) e reuniu comerciantes e autoridades interessadas no tema 

O Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, em parceria com a CDL Santos, realizou na última sexta-feira (7) evento para apresentação do Projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o comércio varejista. O projeto foi apresentado pela EMTU, representado pelo Diretor Operacional, Evandro Losacco, e pelo assessor técnico, Silvio José Rosa.

O VLT é um assunto que preocupa os comerciantes da Região. “Tenho uma empresa na Avenida Conselheiro Nébias e pretendo saber o que isso pode impactar no meu comércio”, afirmou o comerciante Francisco Carlos Romero, da RBL Automação Comercial. Assim como o comerciante Hygino Santos, que possui estabelecimento na Avenida Francisco Glicério. “Minha preocupação é, além do impacto ao meu comércio, é a questão da mobilidade no resultado final”, diz.

No encontro, os representantes da EMTU abordaram as características do projeto e sua estrutura, na consolidação do Traçado da Avenida Conselheiro Nébias – Valongo. Segundo Losacco, o VLT é um bom transporte de capacidade média que atenderá prontamente a demanda da Região. “O acesso para o centro de Santos será mais viável pela rapidez e comodidade”, conta. “Pretendemos minimizar os transtornos que virão com as obras e, por isso contamos com várias frentes para que seja feito de forma mais rápida”, afirmou.

Após a apresentação do projeto, alguns pontos foram abordados pelo setor varejista para a explicação e solução de dúvidas. No debate, itens como uma nova consciência do munícipe foi ressaltada, pois o projeto foi considerado ousado em vários aspectos, além de possíveis mudanças quanto à Engenharia de Tráfego, ao trânsito e a estacionamentos. “O foco é atender aos que não possuem carro e oferecer uma opção para que os que possuem carro utilizem o VLT”, afirmou Rosa. Os representantes responderam às demais dúvidas e receberam as sugestões para as fases seguintes e o que poderia ser adaptado no projeto.

O investimento para implantação do VLT é de R$ 900 milhões (Projetos e Infraestrutura), com uma linha de cerca de 17 quilômetros no trecho prioritário Barreiros ao Porto e Conselheiro Nébias ao Valongo e contará com 3 terminais, 2 estações de transferência e 22 paradas, dando um total de 27 estações, com frota contratada de 22 Veículos VLT  (capacidade para cerca de 400 passageiros por veículo). O projeto tem previsão de término no segundo semestre de 2014.

Confira as demais mudanças que ocorrerão no comércio pelo projeto na Revista O Mascate de Julho/Agosto 2013.



Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA