Comércio da Baixada Santista está otimista com as vendas para o Dia das Crianças

Levantamento realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista também mostra a expectativa de consumo para a data comemorativa


O varejo da região mostra otimismo com as compras para o Dia das Crianças neste ano. É o que aponta pesquisa de expectativa de vendas e consumo para a data comemorativa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista. O levantamento revela que 73% dos empresários acreditam em vendas melhores em relação ao ano passado – em 2015, esse índice era de 55%. Outros 25% apostam na manutenção do nível das vendas (39% em 2015), e apenas 2% projetam queda no faturamento (ante 6% no ano anterior).

Entre os lojistas que esperam aumento nas vendas, 41% deles estimam crescimento superior a 15%. Outros 30% dos comerciantes creem em faturamento entre 5% e 10% maior neste ano, enquanto 15% dos entrevistados esperam alta entre 10 e 15%. O índice de crescimento de até 5% foi citado por 14% dos lojistas. Entre os empresários que projetam um cenário negativo neste ano, 100% deles apontaram a crise econômica como o principal motivo para uma possível queda nas vendas.

“A pesquisa mostra que o empresário está mais confiante neste semestre. Isso pode ser reflexo da formação de uma nova equipe econômica pelo governo e a expectativa do anúncio de medidas para enfrentar a crise. Todo esse cenário acaba contribuindo para a retomada da confiança e do consumo no varejo”, explica o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Alberto Weberman.

Neste ano, a principal ação de vendas citada pelos lojistas é a divulgação em redes sociais, com 69% das respostas (27% em 2015), seguida de perto pela oferta de itens em promoção, lembrada neste ano por 68% dos empresários. A oferta de novos é uma estratégia lembrada por 50% dos entrevistados. Já decoração especial de vitrines foi citada por 12% dos lojistas, e a divulgação em rádio, jornais e TV, por 3%. No questionário, os comerciantes podiam escolher entre uma ou mais ações de vendas.

MAIORIA DOS CONSUMIDORES PRETENDE GASTAR ENTRE R$50,00 E R$100,00


Além da expectativa dos empresários, a pesquisa também mostra o perfil do consumidor para a data comemorativa. A maioria dos entrevistados (56%) disse que o presente escolhido deve ter preço entre R$ 50,00 e R$ 100,00 – em 2015, essa faixa de preços correspondia a 38% das respostas. Já para 23% dos consumidores, o orçamento para as compras das crianças neste ano compreende presentes entre R$ 101,00 e R$ 200,00 (31% no ano anterior). Outros 17% dos entrevistados pretendem gastar, no máximo, R$ 50,00 (20% em 2015). Itens entre R$ 201,00 e R$ 300,00 têm 3% de preferência (8% no ano passado) e, acima de R$ 300,00, 1% (3% em 2015).

Em relação à categoria de presentes que serão escolhidos, a preferência repete a ordem vista nos anos anteriores: brinquedos aparecem em 73% das respostas, seguidos por roupas (35%) e calçados (16%). Também se destacam os itens livros (11%), jogos de videogame (6%) e produtos eletrônicos (6%). Completam a lista de intenção de compra: artigos de informática (3%); artigos esportivos – como skate e patins (3%); CDs e DVDs (2%) e perfumes (1%). No questionário, os entrevistados podiam escolher entre uma ou mais opções de presentes.

As promoções e liquidações despertam atenção da maioria (50%) na hora da compra, enquanto 26% dos consumidores escolhem o presente de acordo com o que a criança deseja ganhar. Outros 16% dos entrevistados consideram essencial o bom atendimento na loja, enquanto que para 3% o chamariz é o ineditismo dos produtos no mercado. A propaganda na TV, internet, revistas ou jornais e a divulgação nas redes sociais são a principal fonte de escolha de, respectivamente, 3% e 2% dos entrevistados.

Assim como em 2015, o cartão de crédito deverá ser a principal forma de pagamento para o Dia das Crianças, com 42% das respostas. Nas compras à vista, 38% dos clientes deverão utilizar dinheiro e 9% irão optar pelo cartão de débito. Outras modalidades, como cheque, carnê e cartão de loja parcelado, registraram, juntos, índice de 11%.

Apesar de o comércio na internet crescer a cada ano no país, a aquisição de produtos em lojas físicas ainda é a preferida pelos consumidores da Baixada Santista: 27% disseram ter intenção de comprar em lojas de rua e outros 18% em shoppings – as compras em lojas online somaram 7% das respostas. Entretanto, 48% dos consumidores se mostraram indiferentes e/ou não souberam opinar.

O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 12 de setembro de 2016, com 650 entrevistados, nas nove cidades da Baixada Santista. A pesquisa tem caráter quantitativo, pelo método de levantamento com amostra aleatória simples e estratificada.

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