Encontro no Rotary Club aborda o Islamismo

Jihad ( 3º, da direita para a esquerda) e membros do Rotary

Teólogo Sheikh Jihad Hammadeh esclarece conceitos sobre a religião 


Esclarecer e desmistificar conceitos errôneos sobre o Islamismo. Esse foi o objetivo de palestra realizada pelo teólogo muçulmano brasileiro Sheikh Jihad Hammadeh, considerado um dos principais porta-vozes da comunidade muçulmana na América Latina, durante encontro do Rotary Club de Santos na última quarta-feira (13/7). O palestrante foi convidado pelo vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Omar Abdul Assaf, que é membro do Rotary Club de São Vicente.

Jihad iniciou seu discurso cumprimentando os convidados com a saudação árabe “Salaam Aleikum” (Que a paz esteja sobre vós, em português). Segundo ele, essa é a principal mensagem e significado da religião islâmica: a paz.

O teólogo é referência sobre islamismo no Brasil
Segundo o especialista, o Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus, e é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.

A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo e está presente em mais de 80 países.

O Islamismo possui, ainda, cinco pilares, considerados deveres religiosos essenciais destinados a desenvolver o espírito de submissão a Deus. São eles:

- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias;
- Ser generoso para com os necessitados e dar contribuições;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida, se tiver condições físicas e financeiras que possibilitem a viagem.

Ao final do encontro, Jihad foi homenageado com a flâmula do Rotary Club de Santos.

Palestra fez parte de encontro do Rotary Santos 





Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA