Maior festa da comunidade portuguesa da região será realizada no 12 de junho, em Santos

Sétima edição do Dia de Portuga ocorrerá no Largo Marquês de Monte Alegre, no Centro Histórico, das 8 às 17 horas, com muita música, dança, comidas típicas e artesanato

Moradores e turistas de Santos e região vão poder bater o pé até cansar no dia 12 de junho (domingo), quando será realizada a 7ª edição do Dia de Portugal. O evento, considerado a maior festa da comunidade portuguesa da região, ocorrerá no Largo Marquês de Monte Alegre, no Centro Histórico de Santos, das 8 às 17 horas, com apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos.

Como já se tornou tradição nas edições anteriores, música, dança, artesanato e doces típicos irão reunir a comunidade portuguesa e os moradores da região para a festa. O evento, que é voltado para toda a família, costuma atrair de três mil a cinco mil pessoas, tingindo de verde e vermelho o Centro Histórico da Cidade, ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé.

A programação cultural terá 12 apresentações, entre fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região, os quais levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos. Um prato cheio para a diversão de portugueses, descendentes, santistas e turistas, que poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura lusitana.

Além de ser uma opção de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos, o Dia de Portugal visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santistas.

Quem quiser conhecer um pouco mais da cultura lusitana poderá visitar as tendas com artesanatos, além dos famosos trabalhos manuais das Bordadeiras do Morro São Bento, que perpetuam em Santos a arte milenar da Ilha da Madeira e estarão com seus produtos à venda no local.

Sucesso de crítica, os também famosos bolinhos de bacalhau e doces portugueses, como pastéis de Belém, estarão à venda para o público, entre outros itens da culinária típica da terrinha. Quem comprar, além de se deliciar com as guloseimas e salgados, ainda estará ajudando a Escola Portuguesa, que atende crianças carentes, e que receberá a renda obtida durante a festa.

Aqueles que quiserem guardar uma lembrança do evento também poderão comprar camisetas, canecas e chaveiros com a logomarca do Dia de Portugal.

E, para que todos entrem no clima da festa, os organizadores sugerem que o público vá vestido com adereços ou roupas que lembrem as cores de Portugal.



Apresentações
A programação terá início às 8 horas, com missa no Santuário Santo Antônio do Valongo. Às 9h30, haverá a abertura do evento com os Pavilhões das Entidades. Às 10 horas, será feita apresentação do Orfeão do Centro Cultural Português. E, às 10h30, a solenidade de abertura com a presença do Cônsul Honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, autoridades locais e representantes de entidades da comunidade.

 As apresentações musicais terão início em seguida, às 11 horas, e seguirão até as 17 horas, com entradas de grupos e ranchos a cada 30 minutos. Os primeiros a subirem ao palco serão os integrantes do Rancho Folclórico Verde Gaio, seguido pelo Vira Livre (músicas tradicionais portuguesas para dançar), Grupo Folclórico Cruz de Malta, Ranchinho da Escola Portuguesa, Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande, Grupo Fado Por Acaso, Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore, Vira Livre, Rancho Folclórico Típico Madeirense, Marly Gonçalves e os músicos Ricardo e Renato Araújo, Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa, Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra e Banda Filhos da Tradição.

A 7ª Edição do Dia de Portugal é uma realização do Consulado Honorário de Portugal em Santos e do Conselho das Portuguesas, com o apoio da Prefeitura de Santos.

O evento tem o patrocínio de Agência de Turismo Vasco da Gama, Aldeias Supermercados, Anamar Empreendimentos Imobiliários, Âncora Construtora, Armando Viagens e Turismo, Auto Posto Leão Vip, Banco Caixa Geral Brasil, Bela Locações de Bens, Clileal, Coca Cola, Colégio Lamec, Estrutura Construtora e Incorporadora, Gomes & Ferreira Construções, Grupo Macuco, Grupo Mendes, Joduarte, Luxmar Imóveis, Mabelu Administradora e Locação de Imóveis, Marfinite, Mauá Construtora, Mendes Plaza Hotel, Monumento Shopping Car & Motos, Mundo Lusíada, Predimar, Restaurante Tasca do Porto, Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Supermercado Varandas, Tâmega Turismo e Seguros, Último Gole Restaurante Choperia e Unimed Santos.       


Serviço

Dia de Portugal – 7ª Edição
Data: 12 de junho (domingo)
Local: Largo Marquês de Monte Alegre, Centro Histórico de Santos – ao lado do Santuário do Valongo e do Museu Pelé
Horário: 9 às 17 horas


Programação
8 horas – Missa no Santuário de Santo Antônio do Valongo
9h30 – Abertura com os Pavilhões das Entidades
10 horas – Orfeão do Centro Cultural Português
10h30 – Solenidade de Abertura
11 horas – Rancho Folclórico Verde Gaio
11h30 – Vira Livre (músicas tradicionais portuguesas para dançar)
12 horas – Grupo Folclórico Cruz de Malta
12h30 – Ranchinho da Escola Portuguesa
13 horas – Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
13h30 – Grupo Fado Por Acaso
14 horas – Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore
14h30 – Vira Livre
15 horas – Rancho Folclórico Típico Madeirense
15h30 – Marly Gonçalves e os músicos Ricardo e Renato Araújo
16 horas – Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa
16h30 – Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
17 horas – Banda Filhos da Tradição



Copyright © 2012 BLOG DO SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DA BAIXADA SANTISTA